DIRETORIA, CONSELHO E COMITÊS

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Companhia é responsável pela governança do processo de gerenciamento de riscos, para que a Companhia seja gerenciada de maneira consciente e diligente, conforme as seguintes atribuições e responsabilidades:

● Aprovar a política de gerenciamento de riscos;
● Definir uma tolerância de risco apropriada, priorizando riscos e aprovando planos de mitigação; e
● Supervisionar e aprovar planos de resposta a riscos, quando necessário.

Nome Cargo
Gustavo José Moura Dubeux Presidente do Conselho

Atualmente é o Presidente do Conselho de Administração. É sócio fundador da Companhia e desde 1983 ocupou cargos de Diretoria na Moura Dubeux. Entre 1998 a 2006 fez parte do grupo empresarial Pacto 21, que participava do planejamento do Governo do Estado de Pernambuco. Entre 2002 a 2004 foi vice-presidente de legislação e política tributária da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário-ADEMI/PE. O Sr. Gustavo José Moura Dubeux é ainda Conselheiro da Câmara Americana de Comércio (AMCHAN). É graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco e Conselheiro Certificado no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Conselheiro de Administração.

Aluísio José Moura Dubeux Membro -

É também um dos sócios fundadores e desde 1983 ocupa cargos de Diretoria na Companhia. Engenheiro Civil de formação, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, o Sr. Aluísio José Moura Dubeux atuou com engenheiro civil da Queiroz Galvão S.A. entre 1977 a 1983.

Marcos José Moura Dubeux Membro

É sócio fundador da Companhia e desde 1983 ocupou cargos de diretoria na Moura Dubeux. Entre 1975 a 1978 atuou com engenheiro da Companha Hidroelétrica do São Francisco. Entre 1978 a 1982 trabalhou no Governo do Estado de Pernambuco como Diretor Geral do departamento de terminais rodoviários. Também foi um dos fundadores do Cluster de Turismo do Estado de Pernambuco. Foi Presidente do Cluster e diretor de assuntos imobiliários do Sinduscon-PE. É graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco e em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco-UPE.

Geraldo Sardinha Pinto Filho Conselheiro Independente

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD 􀂱􀀃The European Institute of Business Administration, France. Sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de Finanças Corporativas e Estratégia Empresarial para empresas de médio e grande portes, com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor para os acionistas; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; elaboração de planos estratégicos de negócios; reestruturação, renegociação de dívidas e planejamento financeiro de longo prazo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.

Gustavo Ribas Conselheiro Independente

Gustavo Ribas é o CEO da Navi. Antes, trabalhou no grupo 3G por 7 anos (2012-2019), tendo iniciado como analista de investimentos na 3G Capital e depois como membro do Comitê de Investimentos para América Latina. De 2016 a 2019, foi diretor da tesouraria global do Burger King nos EUA e head global de real estate. Iniciou sua carreira no Banco BBM (2005-2010) e, entre 2010 e 2012, foi analista de ações no time High Alpha do Itaú Asset. É economista formado pela UFRJ, advogado pela UERJ e mestre em Economia e Finanças pela FGV, EPGE.

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Diretoria Executiva

A Diretoria, orientada pelo Conselho de Administração, é o órgão responsável por patrocinar e monitorar a implementação de ações de tratamento de riscos eventualmente identificados pela Companhia.

Nome Cargo
Diego Paixão Nossa Villar CEO

Engenheiro Civil, com especialização em Finanças pelo IBMEC e Gestão de Projetos pela FGV, além de ter cursado MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e Kellogg, Diego Villar está no mercado imobiliário há 14 anos, tendo passado por diversas áreas dentro da Companhia, com por exemplo da Engenharia, Planejamento e Controladoria.

Diego Wanderley Diretor Financeiro

Iniciou sua carreira em 2014 como analista financeiro na Moura Dubeux e seguiu sua trajetória pelas áreas de Análise de Investimentos, Planejamento Estratégico e Controladoria. Em 2020 participou do processo de abertura de capital e, entre 2021 e 2023, foi o Controller da Companhia. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e em Controladoria pela Universidade Estácio de Sá.

Diogo Barral Diretor de Relações com Investidores

Iniciou sua carreira em 2006 como estagiário de engenharia civil na Moura Dubeux e seguiu sua trajetória profissional na área de Engenharia da Companhia por 14 anos (2006-2019). Em 2020, participou do processo de abertura de capital da Companhia e, entre 2020 e 2023, foi Gerente de Relações com Investidores. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, possui Executive MBA pela Fundação Dom Cabral e Neoma Business School e MBA em Gestão de Projetos pela UniFBV Wyden.

Carlos Roberto Barreto Gentil Filho Diretor de Engenharia

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal de Sergipe, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Carlos Roberto Barreto Gentil Filho atua na execução de obras imobiliárias há mais de 30 anos, e na função de diretor de engenharia, há mais de 20 anos, em empresas relevantes na região Nordeste.

Eduardo Fernandes de Moura Diretor Estatutário de Incorporação de Pernambuco

Eduardo Moura faz parte da diretoria da ADEMI-PE e é membro do CDU (Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife). Atualmente, é Diretor Regional de Incorporação no estado de Pernambuco. Iniciou suas atividades na Companhia como estagiário de Obras em 1991, desde então assumiu diversas funções na Companhia, tais como, (i) Engenheiro de Obras, (ii) Gerente Administrativo, (iii) Gerente Comercial, (iv) Gerente do Departamento Estratégico e (v) Diretor de Desenvolvimento Imobiliário e Legalizações. Eduardo é formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP.

Fernando Henrique Affonso Ferreira de Amorim Diretor Estatutário de Incorporação da Bahia e Ceará

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (UPE). Atualmente, é Diretor Regional de Incorporação nos estados da Bahia e Ceará. Fernando Henrique Affonso Ferreira de Amorim está na Companhia desde 1993, tendo atuado como (i) estagiário na área de construção civil de 1993 a 1996, (ii) engenheiro de obra de 1996 a 2000, (iii) Supervisor de Obras Estado de Pernambuco de 2000 a 2007, (iv) Superintendente de Incorporação nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte de 2007 a 2010, (v) Diretor Regional (estatutário) nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte de 2010 a 2017 e (vi) Diretor Regional (estatutário) nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia de 2017 a 2020. Realizou pós-graduação em Gestão da Qualidade na Construção Civil na Escola Politécnica de Pernambuco (UPE).

Homero Leite Maia Moutinho da Silva Diretor Estatutário de Incorporação do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe

Homero Leite Maia Moutinho da Silva foi membro da Administração Compartilhada do Beach Class Muro Alto Resort, em Ipojuca/PE, e do Beach Class Convention & Flats, em Recife/PE. Atualmente, é Diretor Regional de Incorporação nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Ingressou na Companhia como Estagiário de Obras em fevereiro de 1994, desde então assumiu diversas funções, tais como, (i) Engenheiro de Obras, (ii) representante da Diretoria para implantação do Sistema de Qualidade ISO 9001, (iii) Gerente do Departamento de Personalização, (iv) Gerente do Departamento Comercial, (v) Gerente do Departamento Jurídico, (vi) Superintendente de Incorporação e (vii) Diretor Regional de Incorporação nos estados de Pernambuco e da Paraíba de 2010 a 2017. É formado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco-UPE, pós-graduado em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela Universidade de Pernambuco-UPE e tem MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão independente responsável pela fiscalização dos atos dos administradores e das atividades financeiras/contábeis da Companhia, visando proteger os interesses dos acionistas e garantir a conformidade da empresa. O órgão será composto por, no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes.

Nome Cargo
Thiago Arraes de Alencar Norões Efetivo

Bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Recife na Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é procurador do Estado de Pernambuco e sócio da sociedade de Advogados Norões Azevedo Sociedade de Advogados. Com vasta experiência como membro e presidente de conselhos de administração em empresas de Pernambuco. Expertise em direito societário, reestruturação societária, processo e direito civil, construção civil e outros.

João Guilherme Ferraz Pedrosa Guerra Suplente

Formado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduando em Direito Tributário pela Universidade Católica de Pernambuco e graduando em ciências contábeis pela FIPECAFI/SP. Atuou em escritórios de advocacia renomados em Pernambuco e como coordenador tributário na Moura Dubeux.

Mario Roberto Perrone Lopes Efetivo

Contador formado pela Faculdade de Contabilidade na PUC SP – Pontifícia Universidade Católica, com MBA em Banking pelo Instituto Paulista de Educação Continuada, MBA em Estratégia de Comunicação (Diálogos) pela Fundação Getúlio Vargas, Curso de formação de Alto Executivo pela INSPER, Curso de Conselheiros de Administração pelo IBGC e MBA Executivo em Private Banking pela Fundação Getúlio Vargas.  Possui Certified Financial Planner pela CFP Planejar com Certificação para Planejador Financeiro e CPA-20 com Certificação Profissional Série 20 pelo ANBIMA. Atualmente é Diretor Comercial e de Produtos da BB Asset Management, asset do Banco do Brasil, com 22 anos de experiência no mercado financeiro.

Marcelo Gusmão Arnosti Suplente

Formado em economia pela UNESP e com mestrado acadêmico em economia pela UFRGS e MBA em Relações Internacionais pela FGV/RJ. o Sr. Marcelo é gerente Executivo de Multimercados, Ações e Offshore da BB Asset. Atua como membro suplente do Conselho Consultivo PREVI. Foi gerente Executivo de Análise e Alocação Doméstica da BB Asset. E atuou como conselheiro deliberativo da AMEC Brasil – Associação de Investidores no Mercado de Capitais.  E entre os anos de 2004 e 2018 foi Economista-Chefe da BB Asset.

Eric Alexandre Alencar Efetivo

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de São Paulo, com MBA em Finanças e Gestão pela The Wharton School, já atuou como CFO e IRO em companhias como a incorporadora Cyrela, Grupo Oncoclinicas, Aché Laboratórios Farmacêuticos, além de conselhos, entre eles da incorporadora Gafisa. Atualmente Eric é CFO da Holding Carrefour Brasil.

Otacilio Xavier da Rocha Junior Suplente

Técnico em contabilidade com formação no Liceu de Artes e Ofícios da Universidade Católica de Pernambuco e Gestão Financeira pela Faculdade Boa Viagem. Otacilio possui 15 anos de experiência na área contábil, e desde 2020 atua como administrador e sócio da Econt Empresa de Contabilidade, na qual mantém consultoria empresarial, societária e fiscal em grandes grupos empresariais, como também no planejamento fiscal sucessório familiar. Além disso, atuou na elaboração e acompanhamento de projetos junto a Sudene e em instituições financeiras.

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Comitê Estatutário de Auditoria e Risco

O Comitê Estatutário de Auditoria e Risco é responsável pelas seguintes atribuições:

● Avalia e monitora a exposição da Companhia a riscos que possam afetar a sua sustentabilidade;

● Supervisiona as atividades da área de Auditoria Interna;

● Avalia a efetividade do modelo de gestão de riscos da Companhia e sugere soluções de aprimoramento dos processos internos de gerenciamento de riscos ao Conselho de Administração;

● Recomenda ao Conselho de Administração a revisão ou a implementação de alterações, priorizações e inclusões à matriz de riscos da Companhia;

● Assessora o Conselho de Administração da Companhia na avaliação de políticas, limites e planos de ação; e

● Avalia e monitora o cumprimento e a efetividade da política de gerenciamento de riscos e recomenda correções ou aprimoramentos necessários ao Conselho de Administração.

O Comitê Estatutário de Auditoria e Risco possui autonomia operacional e orçamento próprio, aprovado pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo
Gilberto Loureiro Membro -

Contador, administrador de empresas. Participou de inúmeros cursos, no Brasil e no exterior, nas áreas de contabilidade, auditoria, legislação societária, CVM, BACEN, avaliações de empresas e controles internos, tanto como participante quanto instrutor. Atuou em diversas companhias e, atualmente, é membro de comitês de auditoria em outras empresas, e atua em Conselhos Fiscais de empresas e está desenvolvendo projetos de auditoria, perícias judiciais, consultoria empresarial e “outsourcing”.

Paulo Roberto Tavares de Almeida Membro

Paulo Roberto Tavares de Almeida formou-se em ciências contábeis pela Fundação Visconde de Cairú (Salvador, Bahia), com pós graduação em Direito de Família e Sucessões pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Profissional com 30 (trinta) anos de experiência como consultor de empresas de diversos setores, iniciando sua carreira na KPMG, em 1989. É, desde 2014, sócio fundador da 2PAR, empresa de consultoria focada em reestruturações financeiras e organizacionais, atuou como membro do conselho de administração do GRUPO OAS S.A. entre março de 2017 e janeiro de 2020, e conselheiro consultivos de empresas familiares, abrangendo setores de tecnologia, distribuição, infraestrutura e varejo. Atuou por 16 anos na Deloitte, sendo 10 deles como sócio e líder da prática tributária e societária na região nordeste do Brasil. Ainda na Deloitte, foi membro de comitês locais e globais e liderou e co-liderou a abertura de dois escritórios regionais. Antes disso, foi gerente de auditoria, e posteriormente de consultoria tributária, na EY.

Geraldo Sardinha Pinto Filho Coordenador do Comitê Estatutário de Auditoria e Risco

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD The European Institute of Business Administration, France. Sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de Finanças Corporativas e Estratégia Empresarial para empresas de médio e grande portes, com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor para os acionistas; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; elaboração de planos estratégicos de negócios; reestruturação, renegociação de dívidas e planejamento financeiro de longo prazo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.

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Comitê de Ética e Conduta

O comitê tem composição multidisciplinar e possui caráter orientativo, consultivo e deliberativo, promovendo a evolução do Programa de Compliance da Moura Dubeux e refletindo as boas práticas no Código de Ética e Conduta, além de aprimorar os demais instrumentos normativos que dizem respeito à integridade e Compliance na Companhia.

Nome Cargo
Adriano Marcelo Baptista Coordenador do Comitê de Ética e Conduta

Adriano Baptista é advogado formado na Universidade de Fortaleza – Unifor e Gerente Jurídico & Compliance na Moura Dubeux Engenharia. Antes, trabalhou no Grupo Oi/Telemar, Companhia Energética de Pernambuco – CELPE e Coca-Cola. Foi sócio em escritório de advocacia por 2 anos. Possui pós-graduação em direito público, em direito de energia, MBA em Gestão Empresarial e diversos cursos ligados à área jurídica, Compliance e de gestão realizados na INSPER, Dom Cabral, IBMEC, FGV, The University of Georgia (EUA) e University of London (UK).

Gustavo Ribas Membro

Gustavo Ribas é o CEO da Navi. Antes, trabalhou no grupo 3G por 7 anos (2012-2019), tendo iniciado como analista de investimentos na 3G Capital e depois como membro do Comitê de Investimentos para América Latina. De 2016 a 2019, foi diretor da tesouraria global do Burger King nos EUA e head global de real estate. Iniciou sua carreira no Banco BBM (2005-2010) e, entre 2010 e 2012, foi analista de ações no time High Alpha do Itaú Asset. É economista formado pela UFRJ, advogado pela UERJ e mestre em Economia e Finanças pela FGV, EPGE. Membro Independente do Conselho de Administração da Moura Dubeux.

Tassya Maelle de Amorim Martins Membro

Maelle Martins possui mais de 8 anos de experiência em auditoria. Iniciou sua carreira na Deloitte (2013-2020), em projetos de auditoria e consultoria em diversos setores (industrial, hospitalar, construção civil, concessão, entre outros). Possui formação em Ciências Contábeis na UFPE, qualificação técnica CNAI/CVM, especialização em contabilidade societária, controles internos e governança. Atualmente é responsável pela área de Auditoria Interna, além de participação como secretária do Comitê de Auditoria e Riscos e membro efetivo do Comitê de Ética e Conduta na Moura Dubeux.

Kariele Nascimento Membro

Kariele Nascimento é graduada em Direito pela Faculdade de Ciências de Timbaúba e atua na área jurídica desde 2019. Possui pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UNINASSAU e em Compliance, LGPD e Prática Trabalhista pelo Instituto de Estudos Previdenciários, Trabalhistas e Tributários. Além de cursos de extensão em Compliance Anticorrupção pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), Técnicas de Apuração em Assédio Moral e Sexual pela Global Compliance, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo pela Escola Superior de Ética, Negócios e Inovação e cursos de habilidades interpessoais em Negociação, Influência e em Comunicação e Oratória, ambos pela Escola Conquer. Possui Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção pela FGV-Projetos, em parceria com a LEC. Atualmente é Coordenadora de Compliance na Moura Dubeux e membro do Comitê de Ética e Conduta da Companhia..

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Comitê de Gente

Nome Cargo
Gustavo Ribas Coordenador

Gustavo Ribas é o CEO da Navi. Antes, trabalhou no grupo 3G por 7 anos (2012-2019), tendo iniciado como analista de investimentos na 3G Capital e depois como membro do Comitê de Investimentos para América Latina. De 2016 a 2019, foi diretor da tesouraria global do Burger King nos EUA e head global de real estate. Iniciou sua carreira no Banco BBM (2005-2010) e, entre 2010 e 2012, foi analista de ações no time High Alpha do Itaú Asset. É economista formado pela UFRJ, advogado pela UERJ e mestre em Economia e Finanças pela FGV, EPGE.

Diego Paixão Nossa Villar Membro

Engenheiro Civil, com especialização em Finanças pelo IBMEC e Gestão de Projetos pela FGV, além de ter cursado MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e Kellogg, Diego Villar está no mercado imobiliário há 14 anos, tendo passado por diversas áreas dentro da Companhia, com por exemplo da Engenharia, Planejamento e Controladoria.

Maria Lucia Dubeux Paranhos Ferreira Membro

Maria Lúcia Dubeux Paranhos Ferreira é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, foi membro efetivo, entre 2011-2014 da comissão de empresas familiares do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e é CHRO- Chief of Human Resources Officer, pelo INSPER. Há treze anos na Moura Dubeux, atualmente ocupa a posição de Diretora de Gente, Gestão e Cultura da Companhia. Dentro da estrutura de governança da empresa, é membro do Comitê de Gente e da Comissão de Privacidade de Informação.

Geraldo Sardinha Pinto Filho Membro

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD 􀂱􀀃The European Institute of Business Administration, France. Sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de Finanças Corporativas e Estratégia Empresarial para empresas de médio e grande portes, com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor para os acionistas; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; elaboração de planos estratégicos de negócios; reestruturação, renegociação de dívidas e planejamento financeiro de longo prazo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.

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