DIRETORIA, CONSELHO E COMITÊS

Diretoria Executiva

A Diretoria, orientada pelo Conselho de Admnistração, é o orgão responável por patrocinar e monitorar a implementação de ações de tratamento de riscos eventualmente identificados pela Companhia.

Nome Cargo
Diego Paixão Nossa Villar CEO

Engenheiro Civil, com especialização em Finanças pelo IBMEC e Gestão de Projetos pela FGV, além de ter cursado MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e Kellogg, Diego Villar está no mercado imobiliário há 14 anos, tendo passado por diversas áreas dentro da Companhia, com por exemplo da Engenharia, Planejamento e Controladoria.

Carlos Roberto Barreto Gentil Filho Diretor de Engenharia

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal de Sergipe, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Carlos Roberto Barreto Gentil Filho atua na execução de obras imobiliárias há mais de 30 anos, e na função de diretor de engenharia, há mais de 20 anos, em empresas relevantes na região Nordeste.

Fernando Henrique Affonso Ferreira de Amorim Diretor Estatutário de Incorporação da Bahia e Ceará

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (UPE). Atualmente, é Diretor Regional de Incorporação nos estados da Bahia e Ceará. Fernando Henrique Affonso Ferreira de Amorim está na Companhia desde 1993, tendo atuado como (i) estagiário na área de construção civil de 1993 a 1996, (ii) engenheiro de obra de 1996 a 2000, (iii) Supervisor de Obras Estado de Pernambuco de 2000 a 2007, (iv) Superintendente de Incorporação nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte de 2007 a 2010, (v) Diretor Regional (estatutário) nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte de 2010 a 2017 e (vi) Diretor Regional (estatutário) nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia de 2017 a 2020. Realizou pós-graduação em Gestão da Qualidade na Construção Civil na Escola Politécnica de Pernambuco (UPE).

Homero Leite Maia Moutinho da Silva Diretor Estatutário de Incorporação do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe

Homero Leite Maia Moutinho da Silva foi membro da Administração Compartilhada do Beach Class Muro Alto Resort, em Ipojuca/PE, e do Beach Class Convention & Flats, em Recife/PE. Atualmente, é Diretor Regional de Incorporação nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe. Ingressou na Companhia como Estagiário de Obras em fevereiro de 1994, desde então assumiu diversas funções, tais como, (i) Engenheiro de Obras, (ii) representante da Diretoria para implantação do Sistema de Qualidade ISO 9001, (iii) Gerente do Departamento de Personalização, (iv) Gerente do Departamento Comercial, (v) Gerente do Departamento Jurídico, (vi) Superintendente de Incorporação e (vii) Diretor Regional de Incorporação nos estados de Pernambuco e da Paraíba de 2010 a 2017. É formado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco-UPE, pós-graduado em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela Universidade de Pernambuco-UPE e tem MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Eduardo Fernandes de Moura Diretor Estatutário de Incorporação de Pernambuco

Eduardo Moura faz parte da diretoria da ADEMI-PE e é membro do CDU (Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife). Atualmente, é Diretor Regional de Incorporação no estado de Pernambuco. Iniciou suas atividades na Companhia como estagiário de Obras em 1991, desde então assumiu diversas funções na Companhia, tais como, (i) Engenheiro de Obras, (ii) Gerente Administrativo, (iii) Gerente Comercial, (iv) Gerente do Departamento Estratégico e (v) Diretor de Desenvolvimento Imobiliário e Legalizações. Eduardo é formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP.

Marcello Winik Dubeux Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores

Marcello Dubeux é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e tem MBA por Columbia Business School, em Nova Iorque. Marcello tem larga experiência no mercado financeiro, com destaque para a sua atuação como responsável pela cobertura de empresas do setor imobiliário no time de Investment Banking do banco Itaú BBA nos últimos dois anos. Além disso, trabalhou por dez anos na mesma divisão do banco Santander Brasil. O Sr. Marcello também tem passagens pela indústria, tendo trabalhado por quatro anos no Grupo Suzano e exercido o cargo de Diretor de Business Development na Tereos.

Darnon Alvares Medeiros Diretor Técnico e Inovação

Darnon Alvares Medeiros é graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário FUMEC de Belo Horizonte/MG, pós-graduado em Engenharia de Qualidade e Produtividade pela Sociedade Mineira de Engenheiros, e pós-graduado em Gerência de Comércio Eletrônico e Internet pela FUMEC Faculdade de Ciências Econômicas, tem larga experiência em desenvolver e executar estratégias de negociações em grande escala de materiais, serviços e equipamentos. Focado em gente e times de alta performance, também possui experiência na estruturação, melhoria de processos, desenvolvimento de produtos e liderança na área de Suprimentos.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Companhia é responsável pela governança do processo de gerenciamento de riscos, para que a Companhia seja gerenciada de maneira consciente e diligente, conforme as seguintes atribuições e responsabilidades:

● Aprovar a política de gerenciamento de riscos;
● Definir uma tolerância de risco apropriada, priorizando riscos e aprovando planos de mitigação; e
● Supervisionar e aprovar planos de resposta a riscos, quando necessário.

Nome Cargo
Gustavo José Moura Dubeux Presidente do Conselho

Atualmente é o Presidente do Conselho de Administração. É sócio fundador da Companhia e desde 1983 ocupou cargos de Diretoria na Moura Dubeux. Entre 1998 a 2006 fez parte do grupo empresarial Pacto 21, que participava do planejamento do Governo do Estado de Pernambuco. Entre 2002 a 2004 foi vice-presidente de legislação e política tributária da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário-ADEMI/PE. O Sr. Gustavo José Moura Dubeux é ainda Conselheiro da Câmara Americana de Comércio (AMCHAN). É graduado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco e Conselheiro Certificado no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Conselheiro de Administração.

Aluísio José Moura Dubeux Membro

É também um dos sócios fundadores e desde 1983 ocupa cargos de Diretoria na Companhia. Engenheiro Civil de formação, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, o Sr. Aluísio José Moura Dubeux atuou com engenheiro civil da Queiroz Galvão S.A. entre 1977 a 1983.

Marcos José Moura Dubeux Membro

É sócio fundador da Companhia e desde 1983 ocupou cargos de diretoria na Moura Dubeux. Entre 1975 a 1978 atuou com engenheiro da Companha Hidroelétrica do São Francisco. Entre 1978 a 1982 trabalhou no Governo do Estado de Pernambuco como Diretor Geral do departamento de terminais rodoviários. Também foi um dos fundadores do Cluster de Turismo do Estado de Pernambuco. Foi Presidente do Cluster e diretor de assuntos imobiliários do Sinduscon-PE. É graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco e em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco-UPE.

Francisco Sciarotta Neto Conselheiro Independente

É Conselheiro Certificado no IBGC – Conselheiro de Administração, Membro Certificado na SBC -Sociedade Brasileira de Coaching, com atuação em empresas de serviços e industriais de grande porte, nacionais familiares e multinacionais; e forte orientação para resultados, tomadas de decisão e governança corporativa; É formado em Ciências Contabeis e Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie e possui MBA pela Business School São Paulo.

Geraldo Sardinha Pinto Filho Conselheiro Independente

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD 􀂱􀀃The European Institute of Business Administration, France. Sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de Finanças Corporativas e Estratégia Empresarial para empresas de médio e grande portes, com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor para os acionistas; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; elaboração de planos estratégicos de negócios; reestruturação, renegociação de dívidas e planejamento financeiro de longo prazo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.

Gustavo Ribas de Almeida Leite Conselheiro Independente

Gustavo Ribas é sócio e diretor-executivo da Navi. Antes, trabalhou no grupo 3G por 7 anos (2012-2019), tendo iniciado como analista de investimentos na 3G Capital e depois como membro do Comitê de Investimentos para América Latina. De 2016 a 2019, foi diretor da tesouraria global do Burger King nos EUA e head global de real estate. Iniciou sua carreira no Banco BBM (2005-2010) e, entre 2010 e 2012, foi analista de ações no time High Alpha do Itaú Asset. É economista formado pela UFRJ, advogado pela UERJ e mestre em Economia e Finanças pela FGV, EPGE.

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Comitê Estatutário de Auditoria e Risco

O Comitê Estatutário de Auditoria e Risco é responsável pelas seguintes atribuições:

● Avalia e monitora a exposição da Companhia a riscos que possam afetar a sua sustentabilidade;

● Supervisiona as atividades da área de Auditoria Interna;

● Avalia a efetividade do modelo de gestão de riscos da Companhia e sugere soluções de aprimoramento dos processos internos de gerenciamento de riscos ao Conselho de Administração;

● Recomenda ao Conselho de Administração a revisão ou a implementação de alterações, priorizações e inclusões à matriz de riscos da Companhia;

● Assessora o Conselho de Administração da Companhia na avaliação de políticas, limites e planos de ação; e

● Avalia e monitora o cumprimento e a efetividade da política de gerenciamento de riscos e recomenda correções ou aprimoramentos necessários ao Conselho de Administração.

O Comitê Estatutário de Auditoria e Risco possui autonomia operacional e orçamento próprio, aprovado pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo
Gilberto Loureiro Membro

Contador, administrador de empresas. Participou de inúmeros cursos, no Brasil e no exterior, nas áreas de contabilidade, auditoria, legislação societária, CVM, BACEN, avaliações de empresas e controles internos, tanto como participante quanto instrutor. Atuou em diversas companhias e, atualmente, é membro de comitês de auditoria em outras empresas, e atua em Conselhos Fiscais de empresas e está desenvolvendo projetos de auditoria, perícias judiciais, consultoria empresarial e “outsourcing”.

Paulo Roberto Tavares de Almeida Membro

Paulo Roberto Tavares de Almeida formou-se em ciências contábeis pela Fundação Visconde de Cairú (Salvador, Bahia), com pós graduação em Direito de Família e Sucessões pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Profissional com 30 (trinta) anos de experiência como consultor de empresas de diversos setores, iniciando sua carreira na KPMG, em 1989. É, desde 2014, sócio fundador da 2PAR, empresa de consultoria focada em reestruturações financeiras e organizacionais, atuou como membro do conselho de administração do GRUPO OAS S.A. entre março de 2017 e janeiro de 2020, e conselheiro consultivos de empresas familiares, abrangendo setores de tecnologia, distribuição, infraestrutura e varejo. Atuou por 16 anos na Deloitte, sendo 10 deles como sócio e líder da prática tributária e societária na região nordeste do Brasil. Ainda na Deloitte, foi membro de comitês locais e globais e liderou e co-liderou a abertura de dois escritórios regionais. Antes disso, foi gerente de auditoria, e posteriormente de consultoria tributária, na EY.

Geraldo Sardinha Pinto Filho Coordenador do Comitê Estatutário de Auditoria e Risco

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD The European Institute of Business Administration, France. Sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de Finanças Corporativas e Estratégia Empresarial para empresas de médio e grande portes, com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor para os acionistas; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; elaboração de planos estratégicos de negócios; reestruturação, renegociação de dívidas e planejamento financeiro de longo prazo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.

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Comitê de Ética e Conduta

O comitê tem composição multidisciplinar e possui caráter orientativo, consultivo e deliberativo, promovendo a evolução do Programa de Compliance da Moura Dubeux e refletindo as boas práticas no Código de Ética e Conduta, além de aprimorar os demais instrumentos normativos que dizem respeito à integridade e Compliance na Companhia.

Nome Cargo
Adriano Marcelo Baptista Coordenador do Comitê de Ética e Conduta

Adriano Baptista é advogado formado na Universidade de Fortaleza – Unifor e Gerente Jurídico & Compliance na Moura Dubeux Engenharia. Antes, trabalhou no Grupo Oi/Telemar, Companhia Energética de Pernambuco – CELPE e Coca-Cola. Foi sócio em escritório de advocacia por 2 anos. Possui pós-graduação em direito público, em direito de energia, MBA em Gestão Empresarial e diversos cursos ligados à área jurídica, Compliance e de gestão realizados na INSPER, Dom Cabral, IBMEC, FGV, The University of Georgia (EUA) e University of London (UK).

Gustavo Ribas de Almeida Leite Membro

Gustavo Ribas é sócio e diretor-executivo da Navi. Antes, trabalhou no grupo 3G por 7 anos (2012-2019), tendo iniciado como analista de investimentos na 3G Capital e depois como membro do Comitê de Investimentos para América Latina. De 2016 a 2019, foi diretor da tesouraria global do Burger King nos EUA e head global de real estate. Iniciou sua carreira no Banco BBM (2005-2010) e, entre 2010 e 2012, foi analista de ações no time High Alpha do Itaú Asset. É economista formado pela UFRJ, advogado pela UERJ e mestre em Economia e Finanças pela FGV, EPGE. Membro Independente do Conselho de Administração da Moura Dubeux.

Maria Lucia Dubeux Paranhos Ferreira Membro

Maria Lúcia Dubeux Paranhos Ferreira é arquiteta e urbanista, graduada na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Gerente de Gente&Gestão na Moura Dubeux Engenharia há dez anos. Antes, foi sócia de escritório de arquitetura e interiores e sócia de franquia de móveis planejados. Foi membro efetivo, durante 2011-2014, da Comissão de Empresas Familiares do Instituto de Governança Corporativa – IBGC.

Tassya Maelle de Amorim Martins Membro

Maelle Martins possui mais de 8 anos de experiência em auditoria. Iniciou sua carreira na Deloitte (2013-2020), em projetos de auditoria e consultoria em diversos setores (industrial, hospitalar, construção civil, concessão, entre outros). Possui formação em Ciências Contábeis na UFPE, qualificação técnica CNAI/CVM, especialização em contabilidade societária, controles internos e governança. Atualmente é responsável pela área de Auditoria Interna, além de participação como secretária do Comitê de Auditoria e Riscos e membro efetivo do Comitê de Ética e Conduta na Moura Dubeux.

Marília do Amaral Rebelo Membro

Marília Rebelo possui mais de 12 anos de atuação jurídica, envolvendo as áreas empresarial, imobiliário e Compliance, desenvolvida em empresas de grande porte, passando pela EZ TEC Empreendimentos e Participações S.A., Brennand Cimentos, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. Possui formação em Direito pela UNIAESO – Faculdade de Direito de Olinda, Pós-graduação em Direito Contratual pela UFPE, Formação em Compliance e Anticorrupção pela LEC – Legal, Ethics & Compliance e diversos cursos ligados à área jurídica na FGV/SP e PUC/SP. Atualmente é a Supervisora de Compliance e membro efetivo do Comitê de Ética e Conduta na Moura Dubeux.

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Comitê de Gente

Nome Cargo
Gustavo Ribas de Almeida Leite Coordenador

Gustavo Ribas é sócio e diretor-executivo da Navi. Antes, trabalhou no grupo 3G por 7 anos (2012-2019), tendo iniciado como analista de investimentos na 3G Capital e depois como membro do Comitê de Investimentos para América Latina. De 2016 a 2019, foi diretor da tesouraria global do Burger King nos EUA e head global de real estate. Iniciou sua carreira no Banco BBM (2005-2010) e, entre 2010 e 2012, foi analista de ações no time High Alpha do Itaú Asset. É economista formado pela UFRJ, advogado pela UERJ e mestre em Economia e Finanças pela FGV, EPGE.

Diego Paixão Nossa Villar Membro

Engenheiro Civil, com especialização em Finanças pelo IBMEC e Gestão de Projetos pela FGV, além de ter cursado MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e Kellogg, Diego Villar está no mercado imobiliário há 14 anos, tendo passado por diversas áreas dentro da Companhia, com por exemplo da Engenharia, Planejamento e Controladoria.

Maria Lucia Dubeux Paranhos Ferreira Membro

Maria Lúcia Dubeux Paranhos Ferreira é arquiteta e urbanista, graduada na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Gerente de Gente&Gestão na Moura Dubeux Engenharia há dez anos. Antes, foi sócia de escritório de arquitetura e interiores e sócia de franquia de móveis planejados. Foi membro efetivo, durante 2011-2014, da Comissão de Empresas Familiares do Instituto de Governança Corporativa – IBGC.

Francisco Sciarotta Neto Membro

É Conselheiro Certificado no IBGC – Conselheiro de Administração, Membro Certificado na SBC -Sociedade Brasileira de Coaching, com atuação em empresas de serviços e industriais de grande porte, nacionais familiares e multinacionais; e forte orientação para resultados, tomadas de decisão e governança corporativa; É formado em Ciências Contabeis e Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie e possui MBA pela Business School São Paulo.

Geraldo Sardinha Pinto Filho Membro

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD 􀂱􀀃The European Institute of Business Administration, France. Sócio-diretor da November 17th Consultoria Empresarial, empresa que atua no campo de Finanças Corporativas e Estratégia Empresarial para empresas de médio e grande portes, com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor para os acionistas; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; elaboração de planos estratégicos de negócios; reestruturação, renegociação de dívidas e planejamento financeiro de longo prazo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.

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